NOTÍCIAS

Docente da Falegale lança livro em editora Alemã

 

O Coordenador e Docente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Legale, Professor Me. Ahmed Sameer El Khatib, está lançando seu terceiro livro intitulado "Contabilidade Islâmica: Uma análise comparativa das diferenças e semelhanças entre as normas contábeis emitidas pelo AAOIFI e IASB".

A publicação tornou-se possível por meio do convite da editora Novas Edições Acadêmicas, marca comercial da OmniScriptum GmbH & Co. KG, empresa sediada na Alemanha, e está disponível na Alemanha, França, Espanha, República Checa, Romênia, Rússia, Itália e outros países. O livro foi publicado no último dia 21 de março de 2014. A princípio o material ficará disponível no site www.morebooks.de – uma livraria também sediada na Alemanha. Em poucos dias, o livro estará disponível na base de dados do maior livraria virtual do mundo: www.amazon.com.

O livro, que é fruto de sua dissertação de mestrado em ciências contábeis e atuariais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), teve a coautoria do Professor Dr. Sérgio de Iudícibus, Professor Emérito e livre docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e professor do curso de pós-graduação em Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP.


Resumo da obra:

A adoção das Normas Internacionais de Contabilidade ou International Financial Reporting Standards (IFRS) ao redor do mundo está ocorrendo rapidamente, com a finalidade de trazer mais transparência e qualidade à contabilidade, através de um conjunto uniforme de normas para relatórios financeiros. A maior parte do mundo já se comunica com os investidores e as partes interessadas, sobre o desempenho financeiro corporativo, nos termos das normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB). Um conjunto de países, entretanto, não está confortável com a adoção das normas internacionais de contabilidade por entender que elas ferem seus princípios normativos, como no caso dos Estados Unidos, que tem postergado a plena adoção das IFRS, e até mesmo de países não laicos, como é o caso dos países islâmicos, onde a religião influencia as atividades econômicas e financeiras da sociedade. Dessa forma, a presente obra se propõe a responder a seguinte questão: Quais são as diferenças e semelhanças entre as Normas Islâmicas de Contabilidade emitidas pelo AAOIFI e as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASB?

 



Publicado em: 26/03/2014         Fonte: Falegale         Postado por: Ronnie de Sousa

Voltar