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Empresas apostam em conveniência para atrair clientes

Se no passado bastava às empresas entregarem ao consumidor o produto equivalente a promessa de mercado, atualmente, devido à falta de tempo, este espera encontrar o produto e outros serviços com facilidade de compra, mesmo que para isso, tenha que pagar mais caro. O professor de marketing, César Chagas, explica que o poder de escolha do consumidor, há tempos, vem causando mudanças bruscas e outras sutis no mercado. “A exigência e o poder do consumidor no mundo digital são exemplos de mudanças no mercado. A conveniência vem dando largos passos como tendência, porém, de forma sutil. Veja que, antigamente, você parava em um posto de gasolina qualquer e esperava encontrar gasolina, certo? Hoje, você espera que haja gasolina, um serviço razoável e, se possível, uma loja de conveniência – veja que até o nome já sugere a expectativa. De certa forma, os antigos postos de gasolina, hoje, são pontos de gastronomia e serviços, já dá pra cortar o cabelo enquanto abastece e lava o carro”, diz César.

Por exemplo, no setor gastronômico, além de variar no menu, o empreendimento precisa ter outros atributos que impulsionem o negócio. No Uberlândia Shopping, o restaurante de comida brasileira, Cachaçaria do Dedé & Empório, inovou na concepção de espaços. “O empreendimento é um convite para o cliente ir às compras. No empório, existem diversas opções em grãos, azeites, queijos, iguarias em doces, enlatados e bebidas nacionais e importadas. Se preferir, o roteiro pode continuar no bar com um happy hour acompanhado por uma vista panorâmica da cidade ou no restaurante”, sugere o sócio proprietário, Rogério Perdiz.

O professor de marketing ilustra que o mercado de “combo” ou com serviços agregados vem tomando conta de várias áreas. “No segmento de telefonia, por exemplo, é comum vermos pessoas adquirirem o plano de telefone e outros serviços porque é melhor e mais barato comprar o pacote”.

Ainda no centro de compras, facilmente, encontramos locais que oferecem “combinados”. No Café do Ponto a clientela pode optar entre combos que caem bem no período da manhã e tarde. “No café da manhã, sugerimos o combo Café do Ponto que leva Café do Ponto Expresso e dois pães de queijo grande. No lanche da tarde, uma boa opção é o combo “Paixão por Café”, que acompanha cappuccino e uma porção de mini pães de queijo”, indica os proprietários da cafeteria, Cézar Amaral e Nara Vilela.

César aposta que essa tendência irá ganhar ainda mais destaque nos próximos anos. “Esse comportamento está diretamente ligado ao estilo de vida presente em grandes centros, pois pessoas que vivem nestes lugares têm cada vez menos tempo e dão cada vez mais importância à conveniência. Ao vender mais que um produto e sim um pacote de produtos e serviços, os empresários economizam custos, dividem melhor suas margens de lucro e fidelizam seus clientes pela facilidade de comprar”, finaliza o professor.



Publicado em: 18/07/2013         Fonte: Revista Incorporativa         Postado por: Equipe Essência Sobre a Forma

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