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Publicidade para pequenas e médias empresas

 

As pequenas e médias empresas seguidamente se encontram no dilema de investir ou não em publicidade. Muitas vezes comprometer qualquer verba com divulgação pode resultar em descobrir a empresa em outras áreas. Porém, sem investir em ferramentas de divulgação que alavanquem as vendas, como ocorrerá o crescimento da empresa que depende de volume para se manter? Excluindo as mídias massivas de grande alcance como a televisão, ou campanhas que veiculam em revistas e jornais de grande circulação, quais alternativas restam ao menos abastados.
 
Primeiro, é preciso entender que a publicidade não é uma fórmula mágica, ela precisa ser estudada e estrategicamente pensada para que possa surtir os efeitos pretendidos e não se torne um gasto sem propósito. Pode-se, tranquilamente, fazer um trabalho com pouca verba que dê retorno acima do esperado, como também acontece de empresas que despendem de pequenas fortunas com ações e campanhas que não geram o retorno imaginado. Mas afinal onde está o erro? Ou melhor, qual é o segredo de quem acerta? Simples, paciência e planejamento!
 
A pressa e o imediatismo consistem nos principais vilões quando falamos de publicidade, e nesse sentido a cabeça dos empresários funciona quase que matematicamente, mas apenas com as operações de soma e multiplicação ativadas. Então é comum que, ao investir na propagação de sua marca ou na publicidade de seus produtos ou serviços, o resultado (instantâneo) esperado seja uma avalanche de vendas e a liquidação total do estoque ou preenchimento completo de uma agenda de serviços.
 
Porém… Sabemos que é necessário tempo para que as campanhas de publicidade surtam efeito, nenhuma empresa é lembrada por ter feito um anúncio no jornal local da cidade. E, sim, por estar frequentemente se mostrando ao público-consumidor através de várias formas e canais de divulgação. Ou até mesmo por utilizar um meio que a proporcione ser vista diversas vezes ao dia, semana, mês…
 
Na publicidade, antigamente, a exploração era feita praticamente no ponto de venda
 
O pensamento ao criar uma peça publicitária não é o de dizer (diretamente) “compre de mim AGORA”. Faça o que quero neste exato momento. Há alguns teóricos que defendem que publicidade cria necessidade mas, ao ver um anúncio de carro, todo mundo compra o modelo ofertado? Não. E este exemplo não se aplica somente a um bem como um carro. Vejamos. Após almoçar se você assistir uma publicidade que divulgue algum restaurante, você não irá almoçar novamente, pois já estará com sua necessidade satisfeita. Mas quem sabe no dia seguinte… A função principal da publicidade é manter você presente na vida das pessoas, para que quando elas precisem do produto ou serviço que você possui, a sua marca seja a primeira a vir a cabeça.
 
Mas de que forma estar presente sem gastar muito e alcançando o máximo de pessoas (sem ser inconveniente) para que se lembrem de você no momento decisório de uma aquisição? Hoje as possibilidades de se manter visível são inúmeras, a internet é um magnifico canal de comunicação direta com os consumidores. No entanto, a publicidade de rua constitui um meio que jamais perdeu sua importância de divulgação, pois estamos fora de casa na maioria do tempo. A mídia externa que mais cresce atualmente são os painéis de LED, que oferecem o dinamismo necessário aos anúncios, com qualidade superior as mídias tradicionais, grande quantidade de aparições e apresenta excelente relação custo-benefício.
 
Diagrama de Mídias: não importa qual ela seja o ponto final sempre é o consumidor.
 
Nesse cenário, é importante que o pequeno e o médio empresário tenha consciência de que destinar parte de seu faturamento para a publicidade é de extrema importância para o sucesso de seu negócio. É necessário desmistificar a fama da publicidade, hoje existe a visão de ser algo de outro mundo e destinado somente a grandes empresas. A publicidade é muito “glamourizada” e carrega consigo uma imagem de ser inatingível ou impraticável para os menores players do mercado. A dica é: ouse na sua divulgação e construa sua marca com os consumidores fazendo-se presente nas suas vidas constantemente.



Publicado em: 30/04/2013         Fonte: Do Visualize         Postado por: Equipe Essência Sobre a Forma

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