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Documentação: um entrave na hora de comercializar a empresa


Na hora de comercializar a empresa, uma das mais comuns “dores de cabeça” é o empreendedor mostrar ao futuro comprador que tudo está em dia. Contratos com fornecedores e parceiros estratégicos, inventários de produtos e de ativos, registros de marcas e de patentes, entre tantos outros itens. A perda ou falta de documentos importantes pode prejudicar (e muito) a negociação.

Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, líder mundial em intermediação de compra e venda de empresas no mundo, declara que “grande parte das PMEs não tem controle total de alguns documentos contábeis e gerenciais”.

Algumas empresas podem ter extraviado contratos de prestação de serviços e locação ou notas fiscais e pedidos feitos a fornecedores. No entanto, “para realizar um bom negócio na hora de vender a empresa, no mínimo, o empreendedor precisa ter os balanços e os demonstrativos, mês a mês, dos últimos cinco anos”, explica Gigliotti.

A desorganização documental do empreendedor pode custar não somente o desfecho de uma negociação atrativa - no caso a venda da empresa -, mas também problemas judiciais graves. “É vital para a empresa estar com todas as documentações em dia. Seja para vendê-la, estar em pleno funcionamento, ou, ainda, fechar as portas”, finaliza o consultor.

* Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil. A Sunbelt é a maior franquia de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades em 14 países. www.sunbeltbrasil.com.br Gigliotti é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI e Belas Artes.




Publicado em: 21/01/2013         Fonte: Revista Incorporativa         Postado por: Equipe Essência Sobre a Forma

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