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PMEs têm potencial para se destacar nas redes sociais


Atualmente, muitas empresas têm enxergado a influência das relações que ocorrem dentro das mídias sociais para fortalecerem e estreitarem laços do público com a marca – mas não são somente grandes empresas que compõem este quadro. Cada vez mais, pequenas e médias empresas estão conectadas no universo virtual. Entretanto, ainda há receios sobre como conseguir destacá-las nesta vasta rede social.

Uma das principais confusões neste segmento é que muitos pensam que o processo de estratégia na área digital – voltado às PMEs – é diferenciado. “As empresas menores exigem o mesmo grau de conhecimento e técnicas específicas que as grandes marcas utilizam. O que diferencia é que elas precisam explorar a arte da criação e duplicar-se em criatividade para conquistar seu público”, explica Ricardo Maruo, do núcleo web da Ato.Z Comunicação.

Para Rafael Daibs, também especialista do núcleo de web da Ato.Z Comunicação, um dos fatores cruciais para pequenas empresas se sobressaírem na web é estar familiarizada com as ferramentas e recursos disponíveis nas redes sociais. “Quanto mais a empresa interagir com o ambiente virtual e compreender seu funcionamento, melhor visualizará os pequenos e grandes avanços alcançados na trajetória. Desta forma, planejará estratégias de marketing e relacionamento mais eficazes e assertivos”, acrescenta Rafael.

E como competir de igual para igual com os grandes nomes? Os especialistas acima indicam que o fundamental para PMEs é examinar seu público sob uma visão menos macro e usar métodos criativos para fidelizar seus clientes, comunicando-se com eles para entender seus desejos e criar soluções para suas necessidades. Porque as PMEs de quaisquer segmentos têm o mesmo potencial para destacar-se nas mídias sociais.

Confira 5 motivos para PMEs estarem presentes nas redes sociais:

1- Através de canais na web, pequenas e médias empresas podem detalhar seu público-alvo com mais precisão.

2- Aproveitar o espaço democrático propiciado pela internet como meio para se destacar entre as grandes marcas.

3- O feedback proporcionado por clientes é mais intenso, tornando-se uma ferramenta poderosa para o aperfeiçoamento do atendimento e para novos direcionamentos da marca.

4- Estar engajado nas mídias sociais auxilia na compreensão do consumidor moderno, que cada vez tem utilizado plataformas digitais como referência de compra e, ao mesmo tempo, influenciado na decisão de outros.

5- Nas redes sociais é possível fortalecer o branding da marca, baseando-se na linguagem apropriada a cada grupo. O que permite fidelizar a marca sem pressionar o público.




Publicado em: 07/11/2012         Fonte: Revista Incorporativa         Postado por: Equipe Essência Sobre a Forma

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