DICA DA SEMANA

Veja aqui as
dicas
anteriores

Tabela Dinâmica - Série dicas para Excel - 01

Dica elaborada por: Ronnie de Sousa
Contador, Auditor Interno, sócio fundador do Portal Contábil Essência Sobre a Forma, participação em mais de trinta cursos na área contábil, fiscal e financeira, nove anos de experiência na área contábil, fiscal, auditoria e controladoria.

 

 

Tabelas Dinâmicas

Um relatório de tabela dinâmica é uma tabela interativa que você pode usar para resumir rapidamente grandes quantidades de dados. Você pode girar suas linhas e colunas para ver resumos diferentes dos dados de origem, filtrar os dados por meio da exibição de páginas diferentes ou exibir os detalhes de áreas de interesse.

 

Quando usar?

Use um relatório de tabela dinâmica quando você desejar comparar totais relacionados, especialmente quando você tiver uma longa lista de valores a serem resumidos e desejar comparar vários fatos sobre cada valor. Use relatórios de tabela dinâmica quando desejar que o Excel faça a classificação, a subtotalização e a totalização por você;

Como um relatório de tabela dinâmica é interativo, você ou outros usuários podem alterar a exibição dos dados para ver mais detalhes ou calcular resumos diferentes.

 

Criando uma tabela dinâmica:

Para criar um relatório de tabela dinâmica como uma guia para localizar e especificar os addos de origem que você deseja para analisar a estrutura do relatório. Você pode, em seguida, usar a opção Tabela Dinâmica que irá aparecer quando clicar na opção inserir, para organizar os dados dentro desta estrutura.

 

 

Abra a pasta de trabalho onde você deseja criar o relatório de tabela dinâmica.

Depois clicar em Tabela Dinâmica, irá abrir esta tela:

 

 

Campos e itens

Um relatório de tabela dinâmica contem campos, cada um deles corresponde a uma coluna dos dados de origem e resume várias linhas de informações dos dados de origem. Os campos do relatório de tabela dinâmica apresentam uma lista dos itens de dados das linhas ou colunas.

É só escolher os campos que irão compor a tabela dinâmica e incluir no campo correto:

Notem a diferença na visualização da informação:

 

 

Demais opções:

Para resumir os valores dos campos de dados, os relatórios de tabela dinâmica utilizam funções de resumo como: Soma, Contagem ou Média. Essas funções também apresentam automaticamente os subtotais e totais gerais se você optar por exibi-los.

Após criar sua tabela dinâmica utilize as opções de formatação e boa análise.

 

Nas próximas dicas mostraremos mais ferramentas úteis no Excel.

 

Vamos juntos!

 

Fonte: Essência Sobre a Forma (www.essenciasobreaforma.com.br)

 

Visitantes: 7205



Clique aqui para comentar esta dica



Ronnie de Sousa

Profissional de Contabilidade
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Carlos Alberto,

Obrigado pelo incentivo.
Vamos juntos!

Ronnie de Sousa
Essência Sobre a Forma


Dia 13/04/2013 às 14:45:32


Carlos Alberto Cervieri

Gerente Administrativo Financeiro - Controller
Caxias do Sul - RS
Membro desde: 20/06/2012
Boa noite Ronnie,
Excelente explicação, muito bom o trabalho, ficarei aguardando pelos próximos tópicos, parabéns pela iniciativa.
Grande abraço.
Carlos Alberto Cervieri
Caxias do Sul - RS

Dia 05/04/2013 às 20:07:26


 

Dicas anteriores
Dica Autor(es) Data
Atingir Meta - Série dicas para Excel – 07 Ronnie de Sousa 08/04/2015
Formatando CNPJs - Série dicas para Excel – 06 Roberson Santos 25/08/2013
Formatação Condicional – Série dicas para Excel 05 Roberson Santos 13/08/2013
Função SOMASE – Série dicas para Excel – 04 Ronnie de Sousa 01/06/2013
Função CONT.SE – Série dicas para Excel – 03 Ronnie de Sousa 28/04/2013
Função Procv – Série dicas para Excel – 02 Ronnie de Sousa 21/04/2013
Tabela Dinâmica - Série dicas para Excel - 01 Ronnie de Sousa 23/03/2013
beylikduzu escort
porno
porno