COLUNISTAS


Facebook Twitter Linkedin
Theodoro Versolato Júnior

• Contador, com especialização em contabilidade internacional pela Trevisan Escola de Negócios e contabilidade gerencial pela Universidade São Caetano do Sul.
• Participação em seminários financeiros internacionais em Roma, Copenhagen, Suécia, Argentina e São Paulo.
• Larga experiência em Contabilidade Internacional, Planejamento Financeiro (Budget and Business Plan) e coordenação de Projetos para implantação do novo plano de contas e administração por unidade de negócio adquirida por mais de trinta anos de experiência na Scania Latin América Ltda.
• Experiência internacional em filiais da América Latina (Chile, México e Argentina) para acompanhamento de fechamentos mensais e orientação para demonstrações financeiras.

 


Planejamento estratégico e orçamento empresarial

Por Theodoro Versolato Júnior

O conceito de Orçamento é tão antigo quanto o homem, está inserido em nosso modo de viver, sem saber, até intuitivamente vivemos planejando e orçando nossas vidas.

Na vida pessoal, você quer comprar um carro e para isso precisa ter um salário maior.  Para ter o salário maior, você precisa de uma qualificação melhor. Você se especializa, consegue um emprego melhor e finalmente compra o carro tão desejado.

Logo depois, passa a desejar outras coisas.Em Economia existe uma máxima que diz: Cada objetivo alcançado o satisfaz apenas temporariamente, foi somente um degrau para você enxergar outros objetivos.

A vida é assim, esta busca por objetivos é que nos move para o progresso e sucesso.

Na descrição acima, você fez seu planejamento estratégico, traçou as metas e executou o orçamento, que são os planos de ação para alcança-las.            

O planejamento estratégico é utilizado em toda parte: vida pessoal, militar, governos, novelas, orquestras, empresas, igrejas, etc.
Sem planejamento, qualquer área de negócios e da vida fica sem rumo, sem direção.

Agora vamos falar das empresas: o planejamento estratégico deve ser feito antes do orçamento, pois ele é que vai manter o foco nas metas.

Exemplo: uma empresa tem como planejamento estratégico aumentar seu “Market Share”; para isto, terá que aumentar a produção e criar um atrativo, como reduzir o preço, fazer promoções, propagandas, etc.

Como consequência, irá reduzir seu lucro bruto e aumentar as despesas com propaganda.  A empresa deverá estar preparada para isto.

As metas citadas irão direcionar o orçamento. Com estas metas definidas e aprovadas, o orçamento mostrará como será o resultado da empresa. Os gestores poderão visualizar as metas definidas transformadas em números, o que torna mais fácil a tomada de decisões.

Estas metas devem ser divulgadas aos gerentes de todas as áreas, pois eles, juntamente com a coordenação, serão responsáveis pela elaboração do orçamento.

É muito importante que haja o envolvimento de todos da empresa.

Segue abaixo as etapas para elaboração do Orçamento.

ORÇAMENTO OPERACIONAL:

•    Orçamento de Vendas/Receitas
•    Orçamento de Fabricação
•    Orçamento do Estoque final
•    Orçamento de Custo dos Produtos Vendidos (CPV)
•    Orçamento de Despesas

ORÇAMENTO FINANCEIRO:

•    Demonstração do Resultado Orçada
•    Balanço Patrimonial Orçado
•    Cash Flow Orçado
•    Orçamento de Investimentos

As técnicas para elaboração do orçamento são:

ORÇAMENTO BASE ZERO
ORÇAMENTO CONTÍNUO
ORÇAMENTO FLEXÍVEL (ANÁLISE DE SENSIBILIDADE)


Estas são algumas técnicas para elaboração do orçamento, o importante é que a empresa adote a cultura do orçamento em todos os níveis hierárquicos, pois o envolvimento de todos será o sucesso do orçamento, tanto na elaboração dos números como cumprimento das metas.

Postado dia 11/10/2012 - Fonte: Essência Sobre a Forma


Comentários:


Clique aqui para comentar este artigo


Theodoro Versolato Junior

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Jonatan, obrigado pelo comentário.Desenvolvi este curso de 8 horas em um só dia, pois sei como é difícil e atribulada nossa vida profissional.
Theodoro

Dia 03/12/2012 às 00:03:02


Jonatan Castelo Branco

Analista de Controladoria
São Paulo - SP
Membro desde: 01/04/2012
Parabéns,
Prever o que deve ser feito e a forma de execução é crucial para o sucesso da empresa, a contabilidade como ferramenta para alta gestão ter uma base para tomada de decisões, planejamento estratégico e orçamento são necessários para manter a continuidade da empresa.
Temos a o portunidade de aperfeiçoar estas ferramentas de gestão no curso do Professor Theodoro.
Obrigado!

Dia 01/12/2012 às 21:17:11


Theodoro Versolato Junior

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Gilberto, obrigado pelo comentário. Você colocou muito bem, estamos em um momento muito bom para a Contabilidade, pois com as normas internacionais, a contabilidade pode ser usada como ferramenta de gestão. Um planejamento estratégico e o orçamento precisam ter informações confiáveis, pois o futuro da empresa nada mais é do que a projeção do presente.
Theodoro

Dia 21/10/2012 às 13:27:24


Gilberto

Administrador de Empresas
São Paulo - SP
Membro desde: 20/10/2012
Ótima abordagem. Penso que, ao meu ver, esta é que deve ser a visão de todos os contadores, foco no gerencial tambem. Visão de longo prazo. Desta forma, todo contador vai ter como base uma contabilidade bem estruturada e organizada, não só pensando no PRO-FISCO, mas preparada para o que pode servir de uma base de dados confiável, para suporte na elaboração não somente do BUDGET mas para custo em específico. É claro que estou sendo bastande superficial. Não quero dizer que as tomadas de decisões estratégicas estejam baseadas no contábil. Mas olhar para o futuro sem saber ao certo que aconteceu no passado pode ser um voo sem direção.
ABraços.

Dia 20/10/2012 às 09:49:21


Theodoro Versolato Junior

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Odinei, obrigado pelo interesse. Neste curso estou colocando toda minha experiência como coordenador de orçamentos na Scania. é um curso prático e objetivo. espero você em outra oportunidade. Estou pensando em lançar também este curso em dois sábados.
Theodoro

Dia 17/10/2012 às 16:30:43


Odinei

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 17/10/2012
Recebi o convite para o curso, aliás o curso tem um conteúdo excelente, no entanto o bairro é muito distante para minha participação. Desejo sucesso!

Dia 17/10/2012 às 15:57:11


Theodoro Versolato Junior

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Odinei, obrigado pelo comentário. As técnicas do orçamento são extensas, mas posso abordá-las em outro artigo.
No meu curso explico os diversos tipos de orçamento e apresento uma técnica que tem vários componentes das técnicas utilizadas, muito voltado para a praticidade e eficiência do orçamento na empresa.
Theodoro

Dia 17/10/2012 às 09:46:58


Odinei

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 17/10/2012
Olá Theodoro, parabéns pelo artigo
Faltou explicar as diferenças entre as três técnicas

Abraços
Odinei

Dia 17/10/2012 às 08:58:35


Theodoro Versolato Junior

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Reinaldo, nese exemplo específico, normalmente para conseguir maior penetração no mercado a empresa tem que enfrentar a concorrência de alguma forma. A forma clássica é reduzir o preço, fazer promoções, etc. Lógico que a empresa tem que saber como é seu mercado e a medida certa a tomar. Se a opção for reduzir preço, esta atitude irá gerar consequências que a empresa tem que se preparar. Por isso a importância do orçamento. a empresa poderá visualizar como ficará o resultado e seu caixa com o orçamento. Daí tomar a decisão mais correta. Se a decisão for reduzir o preço ela já saberá o que vai enfrentar.
Se precisar mais alguma informação, favor solicitar

Dia 15/10/2012 às 11:45:42


Reinaldo Pereira Santos

contador
São paulo - SP
Membro desde: 01/04/2012
Ótima explicação, um texto muito claro sobre orçamento. Só gostaria de contribuir com uma observação/dúvida.
O senhor colocou que quando a empresa quiser aumentar sua participação de mercado certamente terá o lucro bruto reduzido.
Não seria o caso de incluir no planejamento uma possível alavancagem financeira, já que terá que aumentar sua produção. Pois desta forma manterá seu lucro sempre no mesmo nível,e assim correndo menos riscos, caso não esteja tão bem preparada?

Dia 15/10/2012 às 11:13:23


Theodoro Versolato Junior

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Ronnie, obeigado pelo comentario
Theodoro

Dia 14/10/2012 às 12:26:21


Ronnie de Sousa

Profissional de Contabilidade
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Professor Theodoro,

Parabéns pelo artigo sobre planejamento estratégico e orçamento, mais uma verdadeira aula para os internautas do Portal Essência sobre a forma. Obrigado!

Dia 13/10/2012 às 22:39:30

Visitantes: 6666