COLUNISTAS


Facebook Twitter Linkedin
Elenito Elias da Costa

• Formado em contabilidade pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza;
• Especialização em Auditoria pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza;
• Pós-graduado em controladoria pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza;
• Mestrado em Auditoria pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza;
• Analista Econômico Financeiro pelo IBAMAC;
• Instrutor de curso no SEBRAE/CDL/CRC;
• Professor universitário, palestrante e avaliador do MEC;
• Autor de diversos artigos publicados no Brasil e exterior;
• Sócio da empresa Irmão Empreendimentos Contábeis Ltda;
• Autor dos livros Contabilidade - Coletânea de artigos e Contabilidade - Coletânea de artigos Vol. II
• Um dos autores do livro Transparência - Uma visão sistêmica da analise empresarial nos demonstrativos contábeis e financeiros da Editora Fortes.

 


Sincronia racional da contabilidade

Por Elenito Elias da Costa

 

“A Transparência e o Controle Interno da gestão empresarial refletidos na Contabilidade geram menor RISCO ao empreendimento.”

 

Introdução

O cenário econômico internacional e nacional agregado aos números e índices publicados, o aparelhamento do sistema de tributação e a adequação internacional da Contabilidade nos remetem a uma reflexão para que possamos antever os RISCOS que podem sofrer determinados empreendimentos que não trilham pela legalização e atendimento aos princípios que norteiam os registro e mensurações que hão de ser aferidos brevemente pelo macro sistema.
Profissionais e gestores devem se capacitar e qualificar para buscar proceder à regularização da empresa junto a sistemas seja comercial, fiscal, tributário, para evitar dissabor que pode gerar indébito ou mesmo falhas, tais como ERRO, DOLO e INCONSISTÊNCIA CONTÁBIL.   
O problema mais central se concentra no atendimento aos pronunciamentos contábeis emanados pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), ratificados pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), que normatizam os fatos contábeis.
O cumprimento da legislação em todos os níveis, federal, estadual, municipal, trabalhismo, previdenciário, social e ambiental representam fatores importantes que exigem da gestão profissionais antenados, capacitados e qualificados para interagir procurando minorar ameaças, e estabelecendo estratégias plausíveis que possam adequar à atividade econômica dos empreendimentos.
Nesse exercício de buscar atender essas variáveis intrínsecas e extrínsecas decorrente dessa adequação se tornam fundamentais a transparência e controle interno da gestão.
Ações dantes realizadas devem ser revistas urgentemente sob pena de incorrer em graves ameaças ao patrimônio da empresa, já que determinados procedimentos são facilmente identificáveis e passíveis de sanções legais.
Diagnóstico Empresarial

Uma das tarefas mais importante para a gestão empresarial é um feed back conclusivo que possa conceder a direção informações, sobre a empresa diante dos órgãos federais, estaduais, municipais, trabalhista e previdenciário com a respectiva CND (Certidão Negativa de Débitos) acrescido de uma pesquisa fiscal o tributária.
Essa ação possibilita gestor a identificar os pontos fortes e fracos de sua atividade econômica e antever futuros RISCOS que possam ser considerados com ameaça.  
No momento atual, aquelas ações torpes e fúteis dantes realizadas, não podem mais ser exercidas, haja vista, o nível de transparência e controle interno que o momento requer.
Com a existência do EFD – Escrituração Fiscal Digital, e que se insere a Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Nota de Prestação de Serviço Eletrônica, SPED – Fiscal, SPED – Contábil SPED – PIS/COFINS, SPED- Folha, Ponto EletrônicoHomolognet, e demais expõem as pessoas envolvidas nas operações, seja emitente, destinatário, e transportador.
Com a adequação internacional da Contabilidade e aceitação dos postulados emanados doCPC (Comitê dos Pronunciamentos Contábeis) homologados pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), derivados da alteração na Lei No. 6404/76 através da Lei 11.638, 11941, e MP 494 e demais, exigem uma postura diferenciada de profissionais e de gestores.
O mercado exige ações racionais, haja vista a limitação de recursos existentes, e é preocupante a posição estática de determinadas empresas, que lamentavelmente hão de pagar um preço elevado por sua inépcia.
A história e os últimos acontecimentos nos ensinam que os tempos mudaram, a máquina governamental está se informatizando, os investidores exigem informações mais transparentes e a sociedade sente essas diferenças.
Os acontecimentos econômicos, nacional e internacional, a concorrência dos produtos chineses, nos mostram a necessidade de nos adequar e essa indecisão gera um fosso que poderá levar para o ralo, diversos sonhos.     
Diante desse quadro, a realização de um Diagnóstico Empresarial se torna importante para qualquer gestão empresarial de qualquer empresa com forma e tamanho diferenciado, pois a situação URGE e as ações devem trilhar para a regularidade e normalidade dos fatos, caso contrário poderá ser o TEMPO outro fator punitivo.    
PES - Planejamento Estratégico Sustentável

Empresas de qualquer forma e tamanho devem estabelecer o seu PES – Planejamento Estratégico Sustentável, para que possam manter sua atividade econômica em perfeita sintonia com o mercado e isso não é mais uma opção, se tornou necessidade.
É lamentável o grande número de empresas que não adotam o PES, essas devem fazer parte de uma triste estatística, mas devemos entender que isso também faz parte do sistema.
O mundo mudou, a concorrência aumentou, os custos e despesas se tornaram insuportáveis, mesmo passíveis de controle, os tributos e encargos são vorazes e a empresa precisa sobreviver dando continuidade e sustentabilidade de sua atividade.
Estamos presenciando uma mutação tão grave que não tenho dúvidas quanto ao destino de algumas empresas e de seus respectivos gestores, que não conseguiram acordar para essa situação.
A máquina fiscalizadora destila suas alterações, e diante do atual quadro de controle que mantém sobre as pessoas físicas e jurídicas, quando emanam controles de redução de custos demonstra a sua capacidade articulativa de arrecadar, principalmente quando informar que as DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA, brevemente serão elaboradas pelo sistema e se destinará aos contribuintes para suas alterações.
Será que esse fato não tocou a sua sensibilidade, pois creia ele tocará vorazmente no seu bolso brevemente, e sua insensatez pagará o preço de sua inobservância.
É flagrante o futuro desses acontecimentos e sinto que as empresas optantes do Sistema do Simples Nacional estão cada vez mais próximas de entender que os benefícios concedidos até o momento devem sentir o maior impacto dessa gula tributária.
As aberturas e expansão dos benefícios devem ser objeto de um sistema articulado para filtrar maior número de informações que possam denotar a transparência de suas atividades reduzindo a economia informa e principalmente buscando a responsabilidade social, ambiental e tributária desse seguimento.
Observem que crescimento do PIB (0,3%) é quase inexistente e mesmo assim a arrecadação demonstra índices satisfatórios isso comprova que essa situação deverá se solidificar progressivamente em detrimento a economia.
Profissionais e Gestores

“A busca da qualidade profissional representa um diferencial qualitativo no mercado globalizado.”
A Academia, Centro Universitário e Universidade, não estão preparados para esse mercado exigente e globalizados, jogando nos mercados profissionais que não receberam informações atualizadas, pois seus currículos e professores necessitam de um UP GRADE urgente, para sua atualização, e isso é comprovado no bacharelado em Ciências Contábeis, raro professor tem essa característica.
As alterações decorrentes das adequações internacionais da contabilidade e as mutações nos aparelhos tributários e fiscalizatorios, estão exigindo dessas IES, gestores, coordenadores e professores essa atualização, que em sua maioria estão focados somente no seu Fluxo de Caixa, se esquecendo dos valores que iram dar a qualidade e continuísmo de sua atividade, e sua real preocupação é somente a composição quantitativa dos educandos junto ao ENADE.
E o mais agravante é o alunado que somente percebe essas evidências quando se depara com o mercado de trabalho exigente e seletivo, que exige uma postura profissional diferenciada.
Muito dos professores orientadores de monografias dos concludentes não tem hábito de escrever artigos (técnicos ou científicos), temem publicar livros e poucos trabalham em projetos específicos e raros aqueles que labutam na área de sua disciplina. 
Mesmo com os órgãos de classe existente oferecendo cursos de adequação e atualização, isso só comprova a fragilidade dos currículos e professores da academia e similares, frustrando sensivelmente o profissional concludente.  
Seu retorno a Academia para uma especialização ou pós-graduação é uma evidência concreta, caso contrário deverá mudar de profissão.
Atualmente os profissionais e gestores devem retornar a Academia para um curso rápido de atualização buscando sua adequação ao sistema globalizado.
A qualidade e capacitação dos profissionais existentes juntamente com seus gestores estão numa situação delicada, caso não reflitam sobre sua posição, e isso poderá gerar uma situação atípica entre empresas e profissionais.
Outra prova concreta dessa evidência é a quantidade de CURSOS de capacitação e qualificação dos profissionais e a singular carga de conhecimento que acompanha esses formandos. 

Conclusão

O quadro que se apresenta é bastante negro e isso comprova quão distante estamos da qualidade e capacitação educacional necessária para atender o mercado globalizado exigente, mas devemos conviver com essas diferenças que fatalmente serão dizimadas por aqueles que fazem a diferença nesse mercado de trabalho.
Estou convicto que a leitura e entendimento dos meus Artigos, Livros e Projetos específicos, hão de comprovar as razões defendidas nesse referido, mas entendo perfeitamente a existência daqueles que não tiveram essa oportunidade, pois o sistema também se alimenta da existência de seres diferenciados que compõe estatística e quantifica o número na ilustração dos gráficos informativos.
Dante da exigência de uma sincronia racional da contabilidade sua capacitação e qualificação deve ser a melhor resposta para que não se torne vítima.

 

BIBLIOGRAFIA

- Contabilidade N.1 – Coletânea de Artigos, Ed. Fortes, Da Costa, Elenito Elias
- Contabilidade N.2 - Coletânea de Artigos,Ed.Fortes. Da Costa, Elenito Elias
- Transparência – Uma Visão Sistêmica da Análise Empresarial, Ed.Juruá, Da Costa, Elenito Elias e demais autores.

Postado dia 11/09/2012 - Fonte: Essência Sobre a Forma


Todos os artigos deste autor:

Check list para empresas pequenas e do sistema do SIMPLES - 08/11/2015

Nunca é Tarde para Fazer uma Contabilidade Certa - 24/05/2015

A Gestão de Recursos Humanos, o Custo Brasil e a Estabilidade Econômica - 06/05/2015

Há Algo de Podre na República Federativa - 02/05/2015

Dia do Contabilista, dia 25 de abril - 21/04/2015

A Incompreensível Ausência da Transparência Contábil - 19/01/2015

Apocalipse das empresas do SIMPLES - 11/01/2015

A Perícia Contábil no Contexto da Tranparência Global - 21/10/2014

Contador e Administrador uma Constante Busca para Alcançar a Sustentabilidade - 29/09/2014

Assessorias, Contábil e Jurídica, Minimizam Risco do Seu Empreendimento - 28/08/2014

Cuidado com sua Contabilidade e sua Gestão Empresarial - 24/08/2014

BRASIL CONNECTION - 23/06/2014

A Contabilidade, a Lei Ante Corrupção e a Teoria de Thomas Piketty - 27/05/2014

Brasil do futuro só com o progresso dos trabalhadores - 08/03/2014

Administração e Contabilidade - Irmãs Siamêsas - 14/02/2014

Quando estudantes e profissionais se tornam marionetes - 28/11/2013

Sonegação Fiscal - Um fato lesivo ou uma justificativa, eis a questão - 13/11/2013

Uma ação reflexiva sobre empresas e profissionais - 21/10/2013

Empresa do SIMPLES NACIONAL - 27/09/2013

Contabilidade - Solução para o Mundo - 15/09/2013

Mais um dia da In...dependência do Brasil - 07/09/2013

Valores, princípios e conhecimentos são fatores essenciais na qualidade, sustentabilidade e continuidade de qualquer empreendimento - 31/05/2013

Contabilidade e a vida - 31/03/2013

Assessoria Contábil no Cenário Globalizado - 13/03/2013

Monografia ou artigo, eis a questão - 23/02/2013

Momento situacionista do seu processo decisório - 01/01/2013

Contador, uma profissão com futuro promissor - 10/11/2012

Perfil desejável de um curso de bacharelado em ciências contábeis - 06/10/2012

Sincronia racional da contabilidade - 11/09/2012

Contabilidade para usuários externos - 02/09/2012

Delicado momento do Sistema (Fênix) - 08/08/2012

Qualidade gera sustentabilidade e continuidade - 24/07/2012

Reciclagem para professores de contabilidade - 12/07/2012

Contabilidade tributária nas empresas - 03/07/2012

Contabilidade, o melhor instrumento contra a corrupção - 29/06/2012

Visitantes: 2590


beylikduzu escort
porno
porno
launchporn pornorodeo pornfoy pornrelation