COLUNISTAS


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Rodrigo Rossetti Lopes

• Bacharel em Administração de Sistemas de Informação - Centro Universitário Ibero Americano;

• MBA, Executive Business Administration - Insper Business School;

• ITIL® Foundation in IT Service Management - ITILF -
Licença da certificação 5268403.20361852

• Information Security Management - ISFS - (ISO/IEC27002)
Licença da certificação 5276273.20365240

• IT Service Management. - ITSM20F - (ISO/IEC20000)
Licença da certificação 5276273.20366991

• Green IT Citizen - GRITC -
Licença da certificação 5276273.20370792

• Cloud Computing in IT Management - CLOUDF
Licença da certificação 5276273.20377965

• Certificated Integrator in Secure Cloud Services - CI-SCS
Licença da certificação 5276273.20377964

• Member Participant Project Management Institute
Licença 1103183

• EMPRETEC
ONU / Sebrae

 


7 Segredos do Gerenciamento do Trabalho Remoto

Por Rodrigo Rossetti Lopes

 

Há poucas dúvidas de que as organizações podem se beneficiar de ter alguns papéis preenchidos por trabalhadores remotos. Menos pessoas no escritório significam menos espaço necessário, resultando em menores custos imobiliários; O tempo gasto com o tráfego de horas de deslocamento pode ser usado para tarefas mais produtivas, etc.

Mas junto aos benefícios também chegam as desvantagens. Os trabalhadores remotos provavelmente estarão menos envolvidos na cultura e missão da organização; eles perdem as oportunidades presenciais normais para construir relacionamentos, e eles não podem abordar facilmente seus colegas de trabalho para obter ajuda ou compartilhar ideias. Sim, eles são uma parte valiosa da equipe, eles simplesmente não estão PRESENTES o tempo todo.

No entanto, a tendência de alavancar a tecnologia para trabalhar remotamente está ganhando força e não mostra nenhum sinal contrario. Nos EUA, cerca de 1 em cada 5 trabalhadores hoje trabalham em casa regularmente, e algumas estimativas aumentaram esse número para 50% na próxima década. Como gestor, você não pode ignorar essa tendência. Se você ainda não está gerindo pelo menos alguns membros da equipe remota, provavelmente será em breve.

Para gerenciar com sucesso uma força de trabalho remota e continuar a crescer o seu negócio (ao mesmo tempo em que garanta que a qualidade e o serviço ao cliente não derrapem), você deve se cercar todas as ferramentas possíveis para maximizar a socialização de forma a garantir que a cultura e o espírito da sua empresa, seus valores e comportamentos, sejam demonstrados e transferidos.

 

 

  1. Livre-se da "aleatoriedade" de comunicação. Da mesma forma que os profissionais de vendas usam o software Customer Relationship Management (CRM) para gerenciar suas contas, usamos um sistema semelhante para garantir que cada membro do corpo docente tenha interações semanais (via telefone, e-mail ou videoconferência) com sua célula ou unidade de trabalho.


 

  1. Planeje suas conexões. Você não pode confiar apenas nos papos de corredor ou nos momentos de reuniões para resolver todos problemas corporativos. No mínimo, prepare suas equipes para um "Status Report" semanais (através de chamadas em conferência ou, de preferência, usando ferramentas de reunião virtual). Mas planeje bem estes eventos. Estabeleça expectativas claras em torno dos itens chave da agenda, bem como reserve tempo para sessões de brainstorming para compartilhar ideias.



 

  1. Use os indicadores corretos para gerir desempenho. Esta é uma maneira simples de medir os resultados e a satisfação dos envolvidos, mas também registrem outros indicadores, como o turnover e as taxas de recompra. E não mantenha esses dados em segredo. Os membros da equipe merecem saber como seu desempenho se posiciona em relação aos seus colegas e o que eles devem fazer para melhorar.