COLUNISTAS


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Rodrigo Rossetti Lopes

• Bacharel em Administração de Sistemas de Informação - Centro Universitário Ibero Americano;

• MBA, Executive Business Administration - Insper Business School;

• ITIL® Foundation in IT Service Management - ITILF -
Licença da certificação 5268403.20361852

• Information Security Management - ISFS - (ISO/IEC27002)
Licença da certificação 5276273.20365240

• IT Service Management. - ITSM20F - (ISO/IEC20000)
Licença da certificação 5276273.20366991

• Green IT Citizen - GRITC -
Licença da certificação 5276273.20370792

• Cloud Computing in IT Management - CLOUDF
Licença da certificação 5276273.20377965

• Certificated Integrator in Secure Cloud Services - CI-SCS
Licença da certificação 5276273.20377964

• Member Participant Project Management Institute
Licença 1103183

• EMPRETEC
ONU / Sebrae

 


Por que se preocupar com avaliações de desempenho dos funcionários?

Por Rodrigo Rossetti Lopes

 

 

Avaliações de desempenho do funcionário pode parecer muito trabalho e esforço para uma baixa recompensa. Seu departamento de RH gasta horas após horas, pelo menos, um mês a cada ano, certificando-se que seus gerentes realizem suas avaliações de desempenho dos empregados dentro do tempo planejado. Por quê?

Trata-se de proteger a si mesmo, e à empresa, no caso de uma ação legal por um ex-funcionário descontente por documentar comportamento negativo ou desempenho abaixo da média do trabalho? Ou, é para acompanhar os trabalhadores de alto desempenho, a fim de recompensá-los adequadamente?

Na verdade, tudo isso… e muito mais!

Todos concordamos que é importante recompensar os funcionários que atendem ou excedam os padrões de desempenho. Ao reconhecer suas contribuições, você está mostrando seu valor para a equipe, departamento e empresa, mas você precisa de alguma base estabelecida aceitável para esta recompensa. Um sistema de reconhecimento eficaz é simples, parece justo e igualitário para todos os envolvidos e encoraja o comportamento contínuo e semelhante daquela pessoa e de outros funcionários. Por outro lado, ninguém se propõe a ser um mau empregado – no fundo, todo mundo quer fazer um bom trabalho, aprender a melhorar se eles não atingiram as metas esperadas, e ganhar uma recompensa na próxima vez. Assim, uma avaliação de desempenho do empregado dá aos funcionários que não estão atendendo às expectativas uma linha de base para aprender a melhorar, a fim de ser visto como bem-sucedido no futuro. Geralmente, os funcionários buscam executar bem suas atividades e terem reconhecidos seus trabalhos realizados.

 

“A avaliação de desempenho do funcionário é a ferramenta que fornece e fomenta a criação de uma cultura de remuneração por desempenho dentro de uma organização, insumo básico da meritocracia. Esta prática fortalece a criação de uma força de trabalho que esteja envolvida, produtiva e leal aos valores organizacionais”.

 

Recompense os funcionários de alto desempenho

As avaliações de desempenho dos funcionários permitem ao gestor reunir-se com seus funcionários para examinar ações e comportamentos do período anterior e traçar metas e expectativas futuras com relação ao desempenho do funcionário. Ao abrir as linhas de comunicação, você está criando uma situação em que não deve haver surpresas em relação às expectativas e objetivos. Este também é um bom momento para tratar sobre exigências mínimas estabelecidas para o trabalho ou atualiza-las se necessário.

Com uma avaliação de desempenho do empregado, um gerente tem as ferramentas à mão para medir o desempenho individual em toda a sua equipe, identificar os melhores desempenhos para um maior desenvolvimento e estabelecer um plano de compensação de gratificação por desempenho.

 

Reduza a rotatividade de funcionários

Razões frequentemente atribuídas para a rotatividade de funcionários incluem o seguinte: um aumento no pagamento, melhores condições de trabalho, trabalho mais interessante, oportunidade de aprender novas habilidades, e uma sensação de falta de respeito ou reconhecimento no trabalho atual.

Muitas empresas usam avaliações de desempenho dos funcionários como um histórico do empregado que inclui uma lista de realizações passadas, projetos atuais, conjuntos de habilidades e comportamentos mensuráveis. Esta informação pode ser usada para encontrar novas maneiras de motivar os funcionários a alcançar seu pleno potencial. Abordar as necessidades de cada indivíduo na organização criará uma força de trabalho altamente motivada que se esforça para o melhor como um todo.

 

Então, como você pode melhorar a retenção em sua organização?

Com base na informação recolhida numa avaliação de desempenho, os gestores podem comparar as competências atuais com as necessárias para o avanço, a fim de desenvolver um plano de formação para proporcionar ao empregado aprendizagem contínua e oportunidades. Este ato é em si mesmo uma forma de reconhecimento positivo. Entretanto, outras oportunidades de reconhecimento ou recompensa se apresentarão durante o processo de avaliação de desempenho, conforme o gerente acompanhar o andamento dos objetivos dos funcionários ao longo do ano.

Este processo leva a uma maior satisfação no trabalho, melhoria moral e retenção de funcionários, porque a sua organização é composta por uma força de trabalho de pessoas que são altamente produtivos, podem continuamente aprender novas habilidades e ser desafiado a fazer o seu melhor.

 

Identificar áreas de melhoria

Um dos principais objetivos em uma avaliação de desempenho do empregado é abordar qualquer uma das áreas que estão mais estreitamente relacionadas com a capacidade do empregado para atingir seus objetivos pessoais e contribuir para a equipe. Você pode discutir as causas de quaisquer problemas alcançar metas, trabalhar em conjunto sobre propostas de resoluções e enfatizar a resolução de problemas e concentrar-se em ações futuras.

A avaliação dos funcionários deve ser focada nos principais tópicos de sucesso para evitar potenciais sentimentos negativos e reações defensivas. Se algum dos obstáculos se relacionam com um gap de habilidade, você pode direcionar o desenvolvimento das habilidades com um plano de treinamento ou identificar recursos adicionais disponíveis para o empregado para superar as dificuldades e tornar-se melhor sucedido.

 

A documentação protege sua empresa legalmente

Uma avaliação de desempenho do empregado também pode ser usada para proteger sua empresa. A avaliação é um registro detalhado que permite apoiar sua equipe jurídica para construir e embasar um eventual caso onde seja necessário desligar um profissional devido ao desempenho insatisfatório. Após a reunião com o empregado para a avaliação de desempenho, ela permitir-lhes a oportunidade de discutir os eventos e apresentar o seu lado do problema e ver se vocês podem resolver a situação juntos.

O objetivo não é simplesmente defender a empresa em juízo, mas orientar e aconselhar o funcionário sobre o que é esperado dele na execução do cargo ao qual ocupa e se eles estão cumprindo estas expectativas. Esta documentação pode ser um processo muito positivo, uma vez que o empregado pode ter não ter recebido feedback de como suas ações estavam afetando a ele mesmo e aos demais, causando uma quebra de eficiência e, uma vez realizado os alinhamentos necessários, medidas corretivas podem ser postas em prática para corrigir a rota das coisas e pode, como resultado, criar uma nova e muito melhor situação de trabalho para todos na equipe.

 

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Postado dia 15/12/2016 - Fonte: Essência Sobre a Forma

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