COLUNISTAS


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Roberto Dias Duarte

• Palestrante, escritor, blogger, professor e administrador de empresas
• MBA pelo Ibmec
• Membro do Conselho Consultivo da Mastermaq Software
• Especialista em Tecnologia da Informação, Certificação Digital, Redes Sociais, SPED e NF-e
• Mais de 20 anos em projetos de gestão e tecnologia
• Autor dos livros:
• "Big Brother Fiscal": "Big Brother Fiscal – I" (2008);
• "Big Brother Fiscal – II" (2009);
• "O Brasil na Era do Conhecimento" (2010);
• e "Manual de Sobrevivência no Mundo Pós-SPED" (2011)
• O primeiro livro da série, também foi o primeiro a tratar do tema SPED e NF-e.
• Vendeu mais de 12mil exemplares dos livros somente através do seu blog www.robertodiasduarte.com.br).
• O terceiro livro da série foi publicado também em formato eletrônico (ebook), e disponibilizado gratuitamente para download (mais de 100mil).

 


Negócios contábeis 2.0: Como transformar problemas em oportunidades

Por Roberto Dias Duarte

 

É muito comum os problemas serem vistos pelos empreendedores e suas equipes como empecilhos ou entraves para o crescimento da empresa. No entanto, as dificuldades devem ser percebidas como oportunidades de fazer diferente e, até, mesmo se reinventar periodicamente. Na área contábil não haveria de ser diferente.

Vivemos em um mundo onde a conectividade impera e na era 2.0 todas as profissões estão se transformando, o que equivale a dizer que o conhecimento técnico é fundamental, mas apenas ele não basta. É preciso saber gerir a carreira e o negócio tão bem quanto uma grande organização. E esse movimento, em especial na área contábil, está ocorrendo de forma muito acelerada, primeiro porque temos uma diversificação de atividades comum a toda profissão.

Tem havido ainda uma especialização crescente, seja em virtude dos diferentes ramos de atuação dos clientes, seja pela própria abrangência da matéria, requerendo uma visão contábil com vieses fiscal, de auditoria e consultoria, entre outros.

O conhecimento técnico, portanto, está se diversificando e a busca por profissionais mais qualificados em todas as características cresceu a reboque disto. Ao contratar hoje um contador, a empresa procura um profissional que já tenha conhecimento em sua área específica. O supermercado, por exemplo, prefere aquele contador mais experiente no setor varejista; uma indústria, por sua vez, tende a escolher alguém com expertise neste campo, e assim por diante. Afinal, a especialização confere autoridade e referência ao prestador de serviços, possibilitando maior geração de valor para si e para seus clientes.

Do ponto de vista das empresas e escritórios contábeis, é preciso manter-se atualizado, olhar atentamente para a eficácia e a produtividade do seu negócio, assim como ter sempre em mira a própria concorrência. A análise de SWOT é uma excelente oportunidade para avaliar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes em torno desse ecossistema. Tal análise é muito importante para todos os tipos de organização, independentemente do seu porte ou natureza. Além disso, deve ser realizada com frequência para que se possa fazer um diagnóstico certeiro com o objetivo de encontrar alternativas estratégicas que tragam resultados viáveis.

A partir dessa avaliação, é preciso remodelar o negócio, porque ao observar forças e fraquezas, estamos, invariavelmente, direcionando nossa atenção para dentro de casa. Com isso, descobrimos o que é preciso mudar, tarefa das mais difíceis, por exigir experiência e feeling empreendedor, ou seja, a capacidade de transformar problemas em soluções.

Como se ensina isso? Não há uma fórmula pronta, nem segredos, só a experiência do dia a dia pode fazê-lo. Uma sugestão é incentivar todos os colaboradores a trazerem para o escritório novas ideias e oportunidades . Tome essa prática como exercício para a sua vida, e verá os benefícios. Contudo, a jornada empreendedora torna-se menos árdua ao se adotar metodologias e práticas globais de gestão, como por exemplo, o Business Model Generation (Canvas), ferramenta que auxilia o processo de inovação em modelos de negócios.

Este é um procedimento que deve ser copiado por todos os empreendedores da área contábil. Além disto, procure anotar diariamente suas ideias sobre novos negócios, mercados ou processos. Cultive o hábito de olhar o problema e buscar maneiras inovadoras de solucioná-lo. Este é o primeiro passo para a diferenciação e valorização dos seus serviços.

 

Postado dia 28/09/2015 - Fonte: Essência Sobre a Forma


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CELSO BARBOSA

CONTADOR
ITAPECERICA DA SERRA - AC
Membro desde: 15/10/05
Concordo plenamente com as idéias do colega, e ressalto que para muitos,o que mais falta é ousadia em seus negócios, é medo de dar um passe afrente. Quem tem um negócio próprio, deve diariamente se perguntar, será se estou conduzindo bem meu negocio? Será se tem uma forma melhor de se fazer o que já faço? Porque não estou crescendo? ou estou crescendo menos do que a média? É preciso ler muito, principalmente sobre gestão de recursos escassos. É preciso chamar seus próprios funcionários para pensar e cada um mostra como poderia fazer para melhorar o que eles já fazem.
CELSO BARBOSA

Dia 05/10/2015 às 17:35:01

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