COLUNISTAS


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Roberto Dias Duarte

• Palestrante, escritor, blogger, professor e administrador de empresas
• MBA pelo Ibmec
• Membro do Conselho Consultivo da Mastermaq Software
• Especialista em Tecnologia da Informação, Certificação Digital, Redes Sociais, SPED e NF-e
• Mais de 20 anos em projetos de gestão e tecnologia
• Autor dos livros:
• "Big Brother Fiscal": "Big Brother Fiscal – I" (2008);
• "Big Brother Fiscal – II" (2009);
• "O Brasil na Era do Conhecimento" (2010);
• e "Manual de Sobrevivência no Mundo Pós-SPED" (2011)
• O primeiro livro da série, também foi o primeiro a tratar do tema SPED e NF-e.
• Vendeu mais de 12mil exemplares dos livros somente através do seu blog www.robertodiasduarte.com.br).
• O terceiro livro da série foi publicado também em formato eletrônico (ebook), e disponibilizado gratuitamente para download (mais de 100mil).

 


Redes sociais, mas com profissionalismo

Por Roberto Dias Duarte

 

Praticamente sepultados pela evolução das relações entre recrutadores e recrutados, o modelo, a forma e o tradicional caminho percorrido pelo clássico currículo vêm se moldando desde o fim dos anos 1990, quando surgiram os primeiros portais de recolocação profissional.

O networking (ou rede de contatos) também progrediu. A criação das redes sociais agregou à antiga troca de cartões de visita novas maneiras de absorver conhecimento e experiências e tornou menos complexa a busca por mão de obra no mercado.

Embora ajude a gerar negócios para empresas e profissionais liberais, essas ferramentas têm eficácia dependendo da forma que são utilizadas. Antes de começar a utilizá-las, faça uma análise mais global e estratégica do alcance que pretende buscar.

Em primeiro lugar, defina sua identidade corporativa – mesmo que seja um profissional autônomo. Quem é você? O que faz? Como se diferencia de seus concorrentes? Quais são os valores que busca entregar para clientes e sociedade?

Uma vez respondidas estas questões, fica mais fácil estabelecer o conteúdo  do seu perfil e o que publicar – ou não publicar. O compromisso com a verdade é fundamental, pois uma pequena mentira pode destruir sua reputação. Infelizmente é comum os recrutadores se depararem com currículos com informações inverídicas, como fluência em outro idioma. Ao término desta etapa, alinhe o uso da rede social com os seus objetivos profissionais.

Lançado em 2003 e atualmente com 300 milhões de usuários em mais de 200 países, dos quais 20 milhões no Brasil, o LinkedIn – plataforma que conecta profissionais do mundo todo – pode trazer resultados interessantes.

Pesquisa promovida pela própria rede social, que avaliou o comportamento dos profissionais nas empresas, revelou números interessantes. Entre os brasileiros, 31,3% informaram que não contratariam alguém sem perfil no LinkedIn, enquanto 27,1% acreditam ser importante atualizar o perfil constantemente.

Com dados como estes, fica clara a seriedade com que é tratada esta ferramenta, tornando um ato de insensatez entrar nesta rede se você quer apenas se divertir. Até mesmo o Facebook é invariavelmente palco de casos envolvendo contratações a partir de boas ideias e demissões geradas por postagens preconceituosas.

Se pretende gerar negócios ou progredir profissionalmente, pense três vezes antes de publicar piadas e fazer brincadeiras. É claro que você pode (e deve) ser divertido, mas o limite entre a brincadeira e a ofensa é tênue. Cuidado!

Não seja chato! Futebol, política e religião são temas importantes, mas postar todos os dias suas ideias pode ser um tiro no pé. Lembre-se: há quem pense diferente de você! Portanto, muita calma com a quantidade e a qualidade das postagens sobre temas polêmicos. Além de manter o perfil atualizado, poste frequentemente conteúdos interessantes e que promovam a reflexão e o debate. Pense nisto.

 

Postado dia 05/06/2015 - Fonte: Essência Sobre a Forma


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