COLUNISTAS


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Eduardo Pardini

• Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo; Pós Graduação em Finanças pela Fundação Álvares Penteado; Especialização em Estratégia Empresarial pela Wharton Business School; Especialização em Gestão Estratégica pela Fundação Getulio Vargas; Especialização em Governança Corporativa, Ética e Fraudes pela Milliken University;

• Atuou como auditor externo na Coopers & Lybrand (1979) e Price Waterhouse (1988), onde nesta ultima além dos trabalhos de auditoria, era gerente responsável pelos treinamentos de auditoria para clientes.

• Participou em diversos projetos especiais como revisão de segurados e pensionistas da previdência federal, e como responsável pela auditoria do projeto caça bombardeiro AMX junto a Embraer e Maer.

• Em auditoria interna atuou em diversas empresas, como no grupo Bentonit (1982) e no Grupo Inglês Grand Metropolitan,(1991) atual Diageo, como diretor de auditoria internacional, responsável por toda a America Latina, Portugal, Espanha e Itália.

• Como executivo sênior trabalhou em empresas de diversos segmentos como Iochpe-Maxion (Diretor Financeiro setor Agrícola), TWE Espumas – Woodbridge Foam Corporation (Latin America Controller sênior), ISP – International Specialty Products, (Latin America Finance Director) e Milliken Company (Latin America Chief Financial Officer).

• Em 2008 fundou a CrossOver Consulting & Auditing, empresa especializada em Auditoria Interna e consultoria de gestão empresarial. Ex-Conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil – Abit e membro ativo da American Chambers AMCHAM. Como docente ministrou treinamentos de auditoria pela Price Waterhouse, Caixa Econômica Federal, Tribunais de contas de diversos estados, tribunal de contas do município de São Paulo, Petrobras, e outros.

• Foi professor universitário nas cadeiras de contabilidade, auditoria e administração financeira, na FACESP e FASP, e atualmente ministra cursos de auditoria interna para o The IIA – Brasil em todo o país.

 


A importância da Auditoria Interna na gestão de riscos corporativos.

Por Eduardo Pardini

 

Durante as aulas de auditoria interna, um dos assuntos abordado de maneira frequente é sobre a importância da atividade de auditoria interna no gerenciamento dos riscos corporativos, e como a mesma se relaciona com os diversos gestores no processo de governança corporativa.

Quero com este artigo estabelecer de forma clara o posicionamento e a importância da atividade de auditoria interna na moderna gestão corporativa.

Antes de qualquer coisa, precisamos refletir sobre alguns conceitos de gestão que irão direcionar, de forma lógica, o nosso entendimento sobre o assunto, conceitos estes que nem sempre estão muito claros.

O primeiro destes conceitos, e premissa básica de qualquer atividade empresarial, é que ela somente existe para gerar valor às partes interessadas, seja ela uma entidade com ou sem fins lucrativos, do setor privado ou governamental.

Em outras palavras, se toda e qualquer empresa tem objetivos a serem alcançados, definidos em metas estratégicas que estão intimamente ligadas a sua razão de ser, também existem incertezas, isto é, existe uma grande chance, devido a eventos internos e/ou externos, que estas metas não sejam alcançadas.

Outro conceito importante, também relacionado às metas estratégicas, é que a empresa necessita de processos operacionais para que possa alcançar as metas estratégicas definidas pela alta administração. Isto quer dizer que os objetivos de um processo operacional devem estar relacionados a uma ou mais metas estratégicas, bem, neste caso, também existem riscos inerentes ao processo, que são os riscos dos objetivos do processo não serem atingidos como previamente planejado.

Observem, que em ambos os casos estamos relacionando objetivos com riscos, sejam eles estratégicos ou operacionais, assim, baseado nisto podemos dizer que uma empresa de sucesso será aquela que conseguir minimizar a probabilidade e impacto dos riscos através de um bem estruturado processo de gerenciamento de riscos.

Este entendimento é corroborado também pelo COSO – The committee of sponsoring Organization of the Treadway Commission, quando define que: 
O gerenciamento de riscos corporativos é um processo conduzido em uma organização pelo conselho de administração, diretoria e demais empregados, aplicado no estabelecimento de estratégias, formuladas para identificar em toda a organização eventos em potencial, capazes

de afetá-la, e administrar os riscos de modo a mantê-los compatível com o apetite a risco da organização e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos.”

Notem que é justamente neste ambiente corporativo que o auditor interno esta inserido sendo requerido dele uma participação muito mais ativa do que existia em um passado recente, onde ele se limitava a avaliar se os procedimentos operacionais estavam sendo conduzidos de acordo com as normas e regulamentos, sem se preocupar com a eficiência e economia.

Hoje com o advento de um processo de governança corporativa melhor estruturado, o auditor interno esta muito mais próximo da gestão, e isto fica muito claro quando analisamos a definição que o IIA – Institute of Internal Auditors sobre a auditoria interna:

A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva, que presta serviços de avaliação e de consultoria, e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. A auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle, e governança corporativa.”

Desta forma fica claro que a auditoria interna tem um papel muito importante no mundo corporativo, pois através de suas recomendações, ela adiciona valor aos diversos processos da organização, valor este traduzido em melhor eficiência, maior economia e a mitigação dos riscos através de um sistema de controles internos eficazes.

Não é possível falar em um processo de transparência com governança corporativa sem que exista um departamento de auditoria interna atuante e presente no suporte a alta administração e gestores.

Nos próximos artigos iremos discorrer sobre temas que auxiliam a atividade de auditoria interna a desempenhar seu papel de maneira organizada e independente.

Sejam Felizes!

Postado dia 25/04/2012 - Fonte: Essência Sobre a Forma


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Comentários:


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Eduardo Pardini

Contabilista
São Paulo - SP
Membro desde: 08/08/2012
Obrigado. Nos proximos meses iremos abordar diversos temas que deverão ajudar a todos nas tarefas do dia-a-dia.
abs.

Dia 05/06/2012 às 13:21:54


Ariana

Estudante
São Paulo - SP
Membro desde: 19/11/2012
Gostei muito deste artigo

Dia 10/05/2012 às 21:49:22


Johana Silva Telson

Analista Contábil PL
São Paulo - SP
Membro desde: 30/09/2012
Parabéns pelo artigo.

Dia 07/05/2012 às 21:53:56


Marco

contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
O processo de auditoria desde que haja independência para auditar os processos é de suma importância, mas muitas entidades não tem essa visão.

Dia 04/05/2012 às 07:22:31


Reinaldo Pereira Santos

contador
São paulo - SP
Membro desde: 01/04/2012
A auditoria interna é a grande responsável por guiar a empresa e com isso ajudá-la a alcançar seu objetivos.


Dia 03/05/2012 às 14:09:44


Vanderlei Rodrigues da Silva

Analista de Custos de Produção
São Paulo - SP
Membro desde: 11/10/2012
Excelente!

Dia 02/05/2012 às 20:31:19


Ronnie de Sousa

Profissional de Contabilidade
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, portanto surge a importancia de um entendiemnto mais apurado sobre o assunto. Muito obrigado Prof. Eduardo.


Dia 01/05/2012 às 12:02:11

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