COLUNISTAS


Facebook Twitter Linkedin
Theodoro Versolato Júnior

• Contador, com especialização em contabilidade internacional pela Trevisan Escola de Negócios e contabilidade gerencial pela Universidade São Caetano do Sul.
• Participação em seminários financeiros internacionais em Roma, Copenhagen, Suécia, Argentina e São Paulo.
• Larga experiência em Contabilidade Internacional, Planejamento Financeiro (Budget and Business Plan) e coordenação de Projetos para implantação do novo plano de contas e administração por unidade de negócio adquirida por mais de trinta anos de experiência na Scania Latin América Ltda.
• Experiência internacional em filiais da América Latina (Chile, México e Argentina) para acompanhamento de fechamentos mensais e orientação para demonstrações financeiras.

 


Paradigmas fazem parte da sua vida

Por Theodoro Versolato Júnior

 

Em meus cursos sobre orçamento sempre falo sobre Paradigmas, pois considero este conceito importante para quem lida com pessoas, gerencia ou coordena algum trabalho, no cotidiano das empresas e até na vida pessoal. Quanto mais sabemos sobre paradigmas, mais podemos entender as pessoas e a sociedade como um todo.

Significado: Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. Corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.

Paradigmas são parâmetros, lentes com as quais enxergamos a realidade. Funcionam como hábitos e nos ajudam a resolver problemas do dia a dia, mas também funcionam como filtros, nos impedindo de ver novas oportunidades.

Passamos a acreditar que a maneira habitual de realizar uma tarefa é a única possível. Neste caso, os paradigmas tornam-se barreiras na nossa capacidade de aceitar e compreender as novas ideias ou novos produtos.

 

O EFEITO PARADIGMA

Quando coletivamente determinados conceitos são aceitos como verdades absolutas, através de regras não escritas.

 

VEJA O PROCESSO DO SURGIMENTO, MORTE E CRIAÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA.

 

 

 

EXEMPLOS DE EFEITOS PARADIGMAS

Ao longo da história conceitos arraigados impediram o progresso da sociedade:

 

EXEMPLOS DE QUEBRA DE PARADIGMAS NAS EMPRESAS

 

RELAÇÃO DE PODER NAS EMPRESAS:

 

ATIVIDADES OU TAREFAS:

 

EDUCAÇÃO E PREPARAÇÃO DE PESSOAS:

 

CONCLUSÃO:

Nós sempre seguimos um paradigma através de nossos hábitos do dia-a-dia. Sempre criamos rotinas, hábitos para facilitar nossa vida.

É importante conhecer este conceito e sempre estarmos abertos para novas ideias, novos desafios, sem nos deixar limitar pelo “efeito paradigma”.

Existe uma esperança. Atualmente com a era da internet, num mundo globalizado e constantemente ligados a tudo o que acontece no mundo, estamos constantemente quebrando paradigmas, pois a vida hoje anda numa velocidade bem maior do que somos capazes de acompanhar. Estamos sempre tomando contato com novos conceitos, novos costumes, novos amigos nas redes sociais e cada um deles interagindo a todo o momento com ideias diferentes. Conceitualmente, estamos a todo momento sendo bombardeados com vários tipos de informações, o que facilita e acelera o processo de alargamento dos nossos horizontes. O resto...é com você !

 

Postado dia 30/05/2013 - Fonte: Essência Sobre a Forma


Comentários:


Clique aqui para comentar este artigo


Theo Tavares

Empresário
Fortaleza - CE
Membro desde: 10/01/2014
Muito bom o Artigo,Parabens

Dia 10/01/2014 às 19:48:46


Theodoro Versolato Junior

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Carlos, obrigado pelo comentário. Você disse bem a frase que define bem um paradigma é exatamente esta: "isto sempre foi feito assim, ou eu sempre faço assim" indica que a pessoa não quer mudar nada. Nos tempos atuais esta postura não é mais aceita, pois devemos sempre estar atento às mudanças

Theodoro

Dia 12/06/2013 às 15:59:09


Carlos Alberto Cervieri

Gerente Administrativo Financeiro - Controller
Caxias do Sul - RS
Membro desde: 20/06/2012
Prezado Professor Theodoro,

Parabéns pelo artigo, simples e objetivo, porém dizendo aquilo que devemos saber e reconhecer sobre "os paradigmas".
Hoje na vida, principalmente nas empresas esse modelo está bem enraizado, tenho visto muito a velha frase: "isso sempre foi assim". Infelizmente esse tipo de postura ainda se mantém, porém com o tempo essas barreiras serão todas quebradas, não temos mais espaço para pessoas que pensam e fazem desta forma, o mundo mudou, evoluiu e elas não perceberam. Paradigmas foram feitos para serem quebrados e novas formas de pensar tudo o que fazemos, caso contrário este tipo de profissional estará fadado ao ostracismo.
Atenciosamente.
Carlos Alberto Cervieri

Dia 10/06/2013 às 20:34:34


Theodoro Versolato Junior

Contador
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Ronnie, obrigado pelo comentário. Você disse muito bem, é necessário sempre revermos nossos conceitos.
Theodoro

Dia 01/06/2013 às 18:17:53


Ronnie de Sousa

Profissional de Contabilidade
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Professor Theodoro,

Parabéns pelo excelente artigo.

O contínuo processo de mudanças, que envolve o dia a dia das organizações, faz com que tanto as empresas quanto as pessoas se deparem com a necessidade de reverem conceitos e abrirem a mente para novas atitudes, novas possibilidade...

Atenciosamente,
Ronnie de Sousa

Dia 30/05/2013 às 20:15:37

Visitantes: 4127