COLUNISTAS


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Sérgio Lopes

• Mestre e graduado em Administração.
• Experiência profissional de 45 anos adquirida em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos.
• Nos últimos 27 anos tem atuado ativamente como Consultor Empresarial
• Docente em cursos de Graduação e de Pós-Graduação em IES
• Instrutor em Cursos de Educação Corporativa, lecionando em diversos Estados do País.
• Atua, também, como Palestrante e possui diversos artigos publicados, em jornais, revistas e sites da Internet.
• Participa de projetos de voluntariado junto a Entidades de Classe.

 


O SPED e o Limão: Ambos sozinhos são azedos, mas, em boa companhia são deliciosos – Parte 3 – Final

Por Sérgio Lopes

Na terceira e última parte deste artigo quero enfatizar as sugestões de mudanças e inovações no âmbito externo da Empresa de Serviços Contábeis.

No âmbito externo, aproveite o momento e revise sua forma de relacionamento com seus clientes e com o mercado em geral. Será que não está na hora de inovar neste relacionamento? Sua comunicação com o mundo externo é de importância vital para a divulgação da sua empresa e dos seus serviços. Quais os meios de comunicação que você utiliza? Estão sendo eficazes? Seus clientes, principalmente, estão recebendo com justa frequência material informacional que o mantenha sempre vivo na mente deles?  Seus clientes estão sendo bem informados sobre os serviços que sua empresa oferece?

Se sua empresa possui um site (provavelmente, sim) vale a pena dar uma olhada se ele está operacional, atualizado, com os links funcionando e com as informações sobre sua empresa em dia. Há muitos sites há por aí desatualizados, com problemas técnicos de acesso, com links que não funcionam, simplesmente foram abandonados. Realmente, este tipo de site não é uma boa referência para o mercado.

Caso alguma de suas respostas tenha sido negativa, recomendo que você mude o processo de comunicação a fim de manter seus clientes atualizados, bem informados e em perfeita sintonia com os rumos de sua empresa. Inove, utilize mídias diferentes daquelas até então utilizadas. Você já pensou em construir uma página no Facebook e convidar seus clientes se integrarem, formarem uma rede e através dela todos se comunicarem, trocando informações, experiências e soluções encontradas para alguma dificuldade surgida por conta do SPED?

Outro aspecto que recomendo, que você avalie e inove, é referente as prospecções de novos negócios. Sim, isto é fundamental para qualquer empresa que queira crescer. E com certeza você deseja que sua empresa cresça cada vez mais. Mas, como e quando você trabalha na prospecção? Você é proativo (vai atrás) ou reativo (espera ser procurado) nesta área?

Este é o momento certo para você inovar e encontrar espaço na sua tão concorrida agenda para ações de prospecção, sair em busca de novos clientes e aproveitar as oportunidades de networking nos eventos os quais você sempre passou longe, mas, agora passará a frequentar. Por exemplo: Que tal começar a ir às reuniões do Condomínio e se apresentar como Empresário Contábil? Ou, ainda, se associar e frequentar Clubes de Serviços, Regionais de Associações Comerciais e similares. Mas, lembre-se, ande sempre com seu Cartão de Visitas atualizado e em quantidade suficiente para distribui-los à vontade. Ele é a chave que abre a primeira porta.

Por fim, recomendo que você avalie seu cardápio de serviços. O que você está oferecendo atualmente aos seus clientes e ao mercado e o que mais poderia oferecer?

Observe que as exigências técnicas e operacionais do SPED proporcionam às Empresas de Serviços Contábeis novas e variadas oportunidades de prestação de serviços. Fiquemos com apenas duas novas vertentes: Realização de inventários cíclicos de estoque e saneamento e gestão de cadastros de clientes, fornecedores e produtos. Duas práticas que se tornarão (para algumas empresas, já se tornaram) obrigatórias para o cumprimento correto das exigências do SPED quanto à digitação de dados.

Se organizar para prestar estes novos tipos de serviços aos clientes não seria uma Inovação para a sua empresa?

Há ainda outras oportunidades para ampliar o leque de seus serviços por meio de parcerias, por exemplo, com fornecedores de soluções em Tecnologia da Informação para automatizar ou modificar os processos de trabalho de seus clientes relacionados à geração de informações para o SPED, ou seja, melhorar os ERP’s (Enterprise Resource Planning) dos clientes visando integra-los aos seus sistemas eletrônicos de digitação e processamento de dados de forma a eliminar erros de digitação, reprocessamentos, atrasos, tudo, enfim, para otimizar seu trabalho, ganhar sinergia e melhorar sua rentabilidade.

Ao final destes três artigos, confesso que, de tudo que foi proposto, a parte mais difícil é a da implementação das mudanças dentro de um ambiente organizacional. As mudanças são traumáticas, dolorosas, às vezes demoradas, mexem com nossa zona de conforto. Sei que criar um novo ambiente, uma nova empresa, inovadora, focada no cliente, ágil no aproveitamento das oportunidades não é tarefa fácil, pois, como já escreveu Maquiavel “Deve-se ter em mente que não há nada mais  difícil de executar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais perigoso de conduzir, do que iniciar uma nova ordem das coisas”.

Porém, não se esqueça de que as mudanças começam em você. Mude, inove, avance e se a vida lhe der um limão, faça uma limonada, uma caipirinha, um sorvete, um pudim, um bolo, enfim, faça qualquer coisa, só não vale lamentar, por que: Deus abre o Mar Vermelho, atravessa-lo é tarefa sua.

Um abraço a todos, sucesso, bons negócios, até o próximo artigo.

Postado dia 20/05/2013 - Fonte: Essência Sobre a Forma


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